ENTENDENDO UM POUCO DO POVO DE DEUS.
JUDEUS E SAMARITANOS:
Para entendermos quem são os samaritanos, precisamos voltar um pouco no tempo, especificamente, no tempo que é citado nos livros de 1 e 2 Reis. Sob o comando de Saul, e depois de Davi e de Salomão, Israel (as 12 tribos) permaneceu unida como um só povo, um só país. Após a morte de Salomão, porém, houve uma ruptura, e Israel se dividiu: 2 das 12 tribos formaram o reino do sul, também chamado de Judá, cuja capital instituída foi Jerusalém. As 10 tribos restantes formaram o reino do norte, também chamado de Israel, cuja capital instituída foi Samaria.
Os samaritanos são os habitantes da região de Samaria e descendentes dessas dez tribos. Sempre houve uma rivalidade muito grande entre esses dois reinos (Israel e Judá). Fato que fez com que as tribos que habitavam a região de Samaria se fechassem cada vez mais e cortassem relações com o restante do povo. O tempo foi decorrendo e as relações não melhoraram. Os samaritanos (habitantes da região de Samaria) criaram sua própria religião e costumes e, pouco a pouco, foram excluindo-se da cultura judaica, formando a sua própria.
No tempo de Jesus vemos, pelos escritos dos evangelistas, que ainda perdurava essa rivalidade e ódio. Os judeus nem mesmo consideravam os samaritanos como israelitas autênticos, mesmo tendo eles os mesmos pais.
O diálogo abaixo, entre Jesus e uma mulher samaritana, mostra como era grave o conflito entre eles (note pela fala da mulher samaritana): “Então, lhe disse a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana (porque os judeus não se dão com os samaritanos )?” (João 4. 9).
Veja como os judeus, usando o nome dos samaritanos, se referiram a Jesus, quase como um xingamento: “Responderam, pois, os judeus e lhe disseram: Porventura, não temos razão em dizer que és samaritano e tens demônio?” (João 8. 48).
PORQUE O ÓDIO:
Após a morte do rei Salomão, cerca de 900 anos antes de Cristo, o seu filho Roboão e Jeroboão se desentenderam e dividiram o povo judeu em dois reinos: 10 tribos ficaram no norte do país sob o reinado de Jeroboão, com a capital em Samaria, e duas tribos (Judá e Benjamin) ficaram no sul, sob o reinado de Roboão, filho de Salomão, com capital em Jerusalém.
No ano de 722 antes de Cristo, o reino da Samaria foi vencido pelo rei da Assíria, Assurbanipal, e o povo foi levado para a Assíria em cativeiro.
Durante este tempo, povos pagãos, não judeus, vieram para a Samaria, e houve muitos casamentos mistos de judeus que permaneceram em Samaria (nem todos foram para o exílio) com pessoas pagãs. Isto era proibido pela lei de Moisés; por isso o povo de Jerusalém, chamados de judeus, odiavam os samaritanos. Não os consideravam mais judeus por terem se misturado com povos não judeus.
SAMARITANOS CONTINUARAM SENDO POVO DE DEUS, MAS, MISTURADOS, E AFASTADOS, POIS, NÃO MAIS CUMPRIAM SEUS MANDAMENTOS.
Quem é de Deus escuta as palavras de Deus; por isso vós não as escutais, porque não sois de Deus. João 8:47 Vemos que JESUS disse estas palavras para os Judeus que eram o povo de DEUS, assim como os Samaritanos também eram povo de DEUS só que desviados e misturados, porém, os Judeus mesmo sem se misturarem e sem desviarem não entendiam e não entendem até os dias de hoje JESUS ... PORÉM, JESUS, SEMPRE MOSTROU O AMOR, O PERDÃO E A COMPREENSÃO, ASSIM ELES PODENDO VOLTAR AO PAI TANTO JUDEUS COMO SAMARITANOS! basta quererem e aceita-lo... Assim o mesmo conosco nos dias de hoje. amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário