SENHOR JESUS AMADO.



EU.

EU.

Versículos Bíblicos.

MINHA RÁDIO.

domingo, 25 de dezembro de 2016

SACERDOTES/HERODIANOS/ESCRIBAS/GENTIOS/PUBLICANOS/FARISEUS/SADUCEUS/SAMARITANOS/ ESSÊNIOS/ZELOTES?


APENAS UMA VISÃO GERAL PARA QUANDO LER AS ESCRITURAS NÃO FICAR BOIANDO RSSS....


SACERDOTES - A palavra “sacerdote”, em português, vem do latim sacer e significa “sagrado”, “separado”. Os sacerdotes eram ministros religiosos, habilitados para participar e conduzir as cerimônias religiosas de culto. Estavam divididos em três categorias: os sumos sacerdotes, os sacerdotes e os levitas.


ESCRIBAS - Os escribas ficaram conhecidos nas páginas do Novo Testamento como doutores da Lei (Mt 13.52) por serem profundos conhecedores das Escrituras (Ed 7.12). Eles não podem ser estritamente definidos como uma seita, mas sim, membros de uma espécie de “academia” dos tempos bíblicos; por isso, se sentiam no direito de interpretar a Lei para o povo judeu (Mt 23.1-7).

FARISEUS - deriva de um vocábulo hebraico que significa “separado”. Denomina um grupo de judeus extremamente apegados à Torá, o livro sagrado dos judeus ( Jo 3.1; Mt 22.34-40). Formavam, entre o povo judeu, uma espécie de comunidade à parte (Mt 22.15). Eram a elite do povo. Não se misturavam. Escribas e fariseus eram simpatizantes entre si. Há fortes indícios de que alguns escribas eram também fariseus.
 SADUCEUS - “Os saduceus compunham uma das mais importantes e influentes seitas judaicas, muitas vezes em oposição tanto política quanto teológica aos fariseus. Esta seita era amplamente constituída pelos elementos mais ricos da população. (…) Entre seus componentes se encontravam os sacerdotes mais poderosos, mercadores prósperos e a classe aristocrática da sociedade” – Mt 22.23; (ideais Gregos no Judaísmo, Os saduceus rejeitavam as interpretações dos escribas e fariseus, Os saduceus perseguiram com violência a igreja nos seus primeiros anos de vida, conforme Lucas registra, At 4.1-4 e 5.27). 
 HERODIANOS - Os herodianos formavam mais um partido político do que um grupo religioso. Eram assim chamados por serem partidários assalariados da dinastia de Herodes. Herodes, o Grande, tentou romanizar a Palestina em sua época. (Devido às tendências greco-romanas e adesão a Herodes, os herodianos logo se somaram aos adversários do Salvador - Mt 22.16; Mc 3.6). (Mesmo sendo caracterizados como uma associação ou grupo político e tendo a antipatia do povo, os herodianos mantinham contato direto com os saduceus numa manobra política para eliminar Jesus, Mc 12.13-17).
SAMARITANOS - Os judeus excomungavam os samaritanos, considerando-os escória da raça humana. (Povo Judeu misturado)  As fortes objeções dos judeus eram: a insistência dos samaritanos em considerar o monte Gerizim o principal local de culto e a rejeição destes a Jerusalém como cidade sagrada ( Jo 4.20).
ZELOTES -  É uma palavra grega que significa “zeloso”. Os zelotes tinham um intenso zelo por Deus (At 21.20). Era um grupo religioso com marcado caráter militarista e revolucionário que se organizou opondo-se à ocupação romana de Israel. Também eram designados sicários (sanguinários), devido ao punhal que levavam escondido e com o qual atacavam os inimigos. Não hesitavam em usar a força, a violência e as intrigas para alcançar seu objetivo, que era libertar a nação de Israel do jugo estrangeiro.Temos o registro bíblico de que antes de ter-se convertido e ter sido chamado ao discipulado cristão, um dos doze apóstolos de Jesus, Simão, o Zelote, havia pertencido a esse partido revolucionário, que se caracterizava pelo fanatismo religioso (Lc 6.15 e At 1.13).
PUBLICANOS - Costumava-se dizer: “Só os publicanos são ladrões”. Podemos afirmar sem medo de errar que na época de Jesus a profissão de publicano era a pior. Eles eram comparados aos pecadores da pior espécie. Quando um judeu exercia esse triste ofício, e, sobretudo, quando cobrava de seus irmãos o imposto destinado a Roma, era tratado com enorme desprezo.
**** ESSÊNIOS Os essênios eram um grupo religioso entre os judeus, que tinha sua própria interpretação das Escrituras e queria manter a pureza do judaísmo. Eles eram uma comunidade bastante fechada e alguns se isolavam no deserto. A Bíblia não fala sobre os essênios.
Os essênios surgiram por volta do século II a.C. e ainda existiam no tempo de Jesus. Eles eram contra a mistura do judaísmo com valores gregos e queriam se afastar da influência pagã de outros povos. Alguns essênios viviam nas cidades, entre outros judeus, mas outros eram mais radicais e formaram comunidades no deserto, com pouco contato com outras pessoas.
De acordo com os historiadores dessa época, as leis dos essênios eram muito rígidas e valorizavam a comunidade, a partilha, a pureza e a dedicação a Deus. Eles tinham várias restrições alimentares e tentavam limitar seu contato com outras pessoas, para não serem contaminados com outras filosofias. Alguns estudiosos acreditam que o essênios escreveram os manuscritos do Mar Morto.

Jesus ou João Batista eram essênios?

Não, a Bíblia não diz que Jesus nem João Batista eram essênios. Tal como alguns essênios, João Batista morava no deserto e pregava o arrependimento e a purificação dos pecados (Mateus 3:1-2). Mas vários outros grupos judeus também falavam sobre pureza e arrependimento. Além disso, João Batista era uma figura pública e não se isolava de pessoas de outros povos.
Alguns ensinamentos de Jesus eram parecidos com os ensinamentos dos essênios. Ele ensinava a dedicação total a Deus, a pureza de coração e o amor ao próximo. Mas Jesus não impunha restrições alimentares (Marcos 7:19) e ensinou que, em vez de ficar isolados, seus discípulos deveriam amar a todos, pregando o evangelho em todo lado.
Jesus e João Batista provavelmente sabiam sobre os essênios e tinham algumas coisas em comum com eles. Mas eles também tinham ensinamentos claramente contrários aos essênios e nunca se identificaram como essênios. Jesus veio para mostrar um novo caminho, que os essênios não conheciam.
*************
GENTIOS - Os gentios eram todos os povos que não eram judeus. Um judeu não devia casar com um gentio, porque os gentios não adoravam a Deus nem obedeciam à Lei de Moisés. Um gentio podia se converter ao judaísmo. A Bíblia tem vários exemplos de gentios tementes a Deus.
A Bíblia tem bons e maus exemplos de gentios. As esposas estrangeiras de Salomão o levaram à idolatria e muitos povos pagãos tentaram destruir a nação de Israel (1 Reis 11:4-5). Por outro lado, alguns gentios foram um exemplo de fé, como Rute, que preferiu seguir a Deus que voltar para seu povo.

Ainda há distinção entre judeu e gentio?

Não, quando Jesus veio Ele aboliu todas as distinções entre pessoas.
********************
GRAÇA E PAZ DE CRISTO JESUS, AMÉM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário