sábado, 11 de maio de 2013

Cremação de Corpos - O que a Bíblia diz? QUERER SABER SEM APROFUNDAR-SE EM ESTUDAR AS SANTAS ESCRITURAS, NÃO DÁ!!!!

CREMAÇÃO ........... CREMAÇÃO ................... CREMAÇÃO ................... CREMAÇÃO ...............

GLÓRIAS DOU AO MEU DEUS PELO ESTUDO E INTERESSE QUE ELE PÕEM EM MIM, SOBRE SUAS SANTAS ESCRITURAS, SOBRE SUAS VERDADES, SERÁ QUE ANTES DE QUERER DEBATER ESSE ASSUNTO, TOMARÁ AS ATITUDES DOS BEREANOS, OU SIMPLESMENTE VAI LER ALGUMAS PASSAGENS E TIRAR CONCLUSÕES DE QUALQUER JEITO DE SUA MANEIRA E NÃO DO QUE REALMENTE O SENHOR QUER NOS ENSINAR .... SERÁ QUE SABE QUEM SÃO OS BEREANOS???? E SERÁ QUE SABE QUEM DÁ O DISCERNIMENTO NÃO É APENAS SEUS ESTUDOS E INTELIGENCIA, MAS, SEU AMOR E COMUNHÃO PELAS VERDADE DE NOSSO DEUS, PELA VERDADE DE NOSSO CRIADOR DE TUDO, O GRANDE EU SOU ... O DEUS QUE DEU SEU FILHO JESUS CRISTO COMO NOSSO SALVADOR!!!!! O AMOR POR TUDO QUE ÉS DELE!!!! ASSIM ELE NOS ABRE A VISÃO!!! ELE QUE NOS DÁ O ENTENDIMENTO!!!! TU PODERÁS SER O MAIS INTELIGENTE DA FACE DA TERRA, SE NÃO TIVER COMUNHÃO COM O GRANDE EU SOU, NÃO PODERÁ DIZER DE SUAS SANTAS ESCRITURAS NADA....


A Paz de Deus a todos.

Ao tocante de cremação de corpos, sempre há duvidas.
Antes, eu achava que as igrejas cristãs nao apoiavam esta causa pois seria impossível para Deus ressuscitar os mortos que foram cremados, mas vi que isso era algo de minha cabeça.
Cresci e minhas concepções foram mudando.
Vi que pela ciência, a cremação apenas é um catalisador no estado de transformação da matéria corpórea para as cinzas, uma vez que pelo enterro tradicional, este processo levaria anos e anos.
Mas o que a religião diz a respeito disso?
Alguns crentes de diversas correntes argumentam que o sepultamento é necessário pois nos ossos de um servo ou serva de Deus há virtude, e citam o caso do soldado morto que tocou nos ossos de Eliseu já morto.
Outros dizem que o rito da cremação é de origem pagã.
Procurando na internet sobre isso, não encontrei muito relacionado. 
Pelo o que pesquisei, acreditando no simbolismo da morte de Cristo, a Igreja no seculo XIX e XX plantou a ideia de que, quem era cremado, não acreditava na ressurreição do ultimo dia.
Olhando alguns sites de pastores, temos o argumento de que, pessoas cremadas são revoltadas com Deus e que acham que a morte é o fim de tudo, voltando na ideia de que a ressurreição não seria válida.
Mas o que a Bíblia diz afinal? Como lidar com um tema tao polemico, sendo que as preocupações ambientais e de gestão de cemitérios (falta de espaço, surgimento de chorume, liberação de substancias químicas como cadaverina e putrescina) são tão comentadas? O que dizer a respeito?


Gênesis 3:19 "No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que voltes à terra; porque dela foste tomado: porquanto és pó e em pó te tornarás."

Ora, Ora; ora, meus irmãos.
O que é cinza?
Pó ou resíduo da combustão (queima) completa de certos materiais, como madeira, folhas etc.!
O que é pó?

Qualquer substância sólida reduzida a partículas muito pequenas, os restos mortais!
Então se o corpo morto for reduzido a cinza (cremado) evidentemente será (pó) em consequência estamos de acordo com o que diz na Bíblia Sagrada. - No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes a terra; porque dela foste tomado; porquanto é pó e em pó te tornarás. Gênesis 3 (19).
Concordo plenamente com este versículo, entretanto não está em nenhuma parte da Bíblia Sagrada que o nosso corpo pós-morte não deva ser cremado, posso até estar enganado e se alguém souber onde está escrito, por favor, me diga.

Um colega Recentemente fez exumação dos restos mortais de seu falecido pai (há 14 anos); como ele morreu de câncer de próstata o único osso inteiro que ficou foi o crânio do resto apenas algum ossinho pouco maior que o meu dedo indicador e um pó (lama) de cor amarronzada.


Concordo em que, através da cremação, o corpo também vira pó, e dessa forma não contradiz o texto em Gênesis.
Também concordo em que o Santo Serviço de Funeral é realizado para os vivos e não para os mortos, e que deva ser feito de corpo presente.
Não é o corpo físico que é transformado - dada a sua natureza materialmente corrupta, que apodrece, que se desfaz - mas a alma cujo princípio é imortal é transmigrada em um novo corpo, esse incorruptível.

Por questões sanitárias, seria até conveniente

preferirmos a cremação

Mas se não mais existe a probabilidade do surgimento 

de epidemias terríveis como aquelas da idade média 

(cólera, peste, etc.) podem os servos de Deus 

perfeitamente optar pelo sepultamento simples ou 

pela cremação.

Nenhuma das formas se configura em "pecado" ou 

enseja impedimento para que alcancemos a salvação 

e a vida eternal nos céus.


Quando DEUS o criador de tudo e de todas as coisas ordenou a Adão e Eva que não comessem do fruto da arvore que estava no centro do Jardim do Éden era porque ali estava escondido o diabo, veja: - Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse DEUS: não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. Gênesis 3 (3).
A reação da mulher mostra uma inocência inicial, porém a serpente a levou a ponderar sobre o assunto. 
A serpente é identificada em Apocalipse 12 (9) como o próprio Satanás, aqui em forma corpórea. Não sabemos exatamente porque ele escolheu incorporar-se entre as alimárias, que o Senhor DEUS tinha feito.
A história posterior do AT lista a serpente entre os animais impuros, Levitico 11. Ela é astuta, manhosa e perspicaz.
“É assim que DEUS disse”; “tudo isso não é suficiente”; sugeriu o tentador; “vocês bem que poderiam ter mais”!
Podemos concluir aqui que o pecado da desobediência foi consumado por Eva, seduzida por Satanás também fez seu companheiro um pecador.
DEUS sabia de tudo o que se passava, porém agia como um pai que pergunta de forma deliberada ao seu filho desobediente: “O que você andou fazendo até agora”? Gênesis 3 (9). E nos versículos 14 e 15 podemos ver as sentenças que DEUS deu a cada um e para Adão; “porquanto é pó e em pó te tornarás”; esta sentença, por conseguinte se estende a toda humanidade.
Lendo as sentenças podemos perceber que DEUS estava descontente com os três e por que não entender que também estava encolerizado pelo descaso de Adão e Eva em não atender um apelo seu.
- Então o SENHOR DEUS disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida. Gênesis 3 (14).
Foi a pior sentença, uma maldição (expressão que indica raiva, indignação por algo que aconteceu). 
Ao anunciar este decreto para Adão: “porquanto é pó e em pó te tornarás”; ele invalidou o que antes havia feito de que o homem haveria de ser eterno assim como DEUS. Gênesis 1 (26).
Nesta sentença ele tornou o homem mortal, feito do pó após um determinado tempo morreria e se tornaria pó novamente.
Supondo que o homem fosse feito de um vegetal, ou uma folha de arvore ou mesmo de um tronco; como seria a sentença?
Assim sendo feito do pó é evidente que tem que se tornar como pó (terra, lodo, areia, etc.).
Indo ainda um pouco mais além; como ficam então as pessoas que são queimadas no fogo?
Estes porventura não foram “cremados” tragicamente?
De acordo com a negação da cremação levantada por alguns estas pessoas em sendo cristãs ou evangélicas não tem o direito da salvação.
Então meus caros irmãos, em se tratando de particularidade espiritual o que não está escrito na Bíblia Sagrada, não temos que ter como doutrina ou ensinamentos.
Muitas coisas que são colocadas em dúvidas provêm da mente humana e não tem respaldo divino, carece ser muito mais estudado e analisado divinamente. Porque as pessoas apenas lê o texto e não os contextos, e assim fazem uma analise profundo, onde também não poderá somente ser um estudioso ou um esperte em teologia, mas, para ter a divina clareza, apenas os que realmente se interessam pelas SANTAS ESCRITURAS em um todo, por amor ao DEUS VIVO e por vontade plena de fazer suas ordens e vontades, assim ELE nosso DEUS nos da o discernimento e entendimento da verdade.


MUITOS AI QUE NEM SE QUER ACREDITAM EM DEUS, QUEREM DEBATER ESSA QUESTÃO!!!


Adão foi sepultado, que importaria ser incinerado, e para que serviria o corpo da corrupção?

"Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre. Porque Toda a carne é como a erva, E toda a glória do homem como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor; Mas a palavra do Senhor permanece para sempre. " 1 Pedro 1:23 a 25

Todos vão para um lugar; todos foram feitos do pó, e todos voltarão ao pó. Quem sabe que o fôlego do homem vai para cima, e que o fôlego dos animais vai para baixo da terra? Assim que tenho visto que não há coisa melhor do que alegrar-se o homem nas suas obras, porque essa é a sua porção; pois quem o fará voltar para ver o que será depois dele? " Eclesiastes 3:20 a 22


Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma." Eclesiastes 9:10

Qual será o malefício, pecado (a veneração excessiva, talvez?), existente na cremação, se melhor é se alegrar nas obras enquanto vivo.

A ordem natural é morrer em Adão, sendo posteriormente vivificado por Cristo.

"Pois da mesma forma como em Adão todos morrem, em Cristo todos serão vivificados. " 1 Cor. 15:22

Depois de morto importa ser vivificado, sepultado ou incinerado, o justo passará por esse processo.

Com o pecado de Adão, Deus não somente determinou, que o homem retornaria ao pó, como também estabeleceu a quantidade de anos, que até hoje permanece, no caso o homem viver 120 anos. ( Gênesis 6:3)

Jesus não retornou ao pó, porque era do céu, foi ressuscitado dentre os mortos, e a morte deixou de ter domínio sobre ele, igualmente isso em breve acontecerá conosco.

Paulo indagou a igreja de Corinto: " Mas alguém pode perguntar: Como ressuscitam os mortos? Com que espécie de corpo virão? " 1 Cor. 15:35

Ele mesmo respondeu:" Assim será com a ressurreição dos mortos. O corpo que é semeado é perecível e ressuscita imperecível...Assim está escrito: O primeiro homem, Adão, tornou-se um ser vivente; o último Adão, espírito vivificante. Não foi o espiritual que veio antes, mas o natural; depois dele, o espiritual. O primeiro homem era do pó da terra; o segundo homem, do céu. Os que são da terra são semelhantes ao homem terreno; os que são do céu, ao homem celestial. Assim como tivemos a imagem do homem terreno, teremos também a imagem do homem celestial. Irmãos, eu lhes declaro que carne e sangue não podem herdar o Reino de Deus, nem o que é perecível pode herdar o imperecível." 1 Cor. 15:42 a 50

Diante disso se incinerado ou sepultado, não pertencemos ao primeiro homem, que veio do pó da terra, e sim, aquele que veio do céu.

Se carne e sangue não vão herdar o reino do céu, tampouco o perecível servirá para alguma coisa, não existe prova bíblica que condena a prática da cremação, isso é puramente lenda, principalmente porque existem benefício já argumentados nos tópicos acima. O fato de que um corpo tem sido cremado não dificulta em nada a capacidade de Deus de ressucitar tal corpo. Os corpos dos Cristãos que morreram milhares de anos atrás já se tornaram em pó completamente. Isso não vai de forma alguma tornar mais difícil que Deus ressuscite seus corpos. Cremação não faz nada além de “apressar” o processo de tornar o corpo em pó. Deus é completamente capaz de ressuscitar os restos mortais de uma pessoa que foi cremada, assim como Ele é capaz de ressuscitar os restos mortais de uma pessoa que não foi cremada. A questão de enterro ou cremação faz parte da área da liberdade Cristã.

 ... A ESTE A SEGUIR ...

Pela Bíblia o corpo do cristão é o templo e morada do Espírito Santo. A cremação seria um desrespeito a este princípio. ... O ESPÍRITO SANTO VEIO PARA NOS AJUDAR EM VIDA DEPOIS DE MORTO SOMOS ESPÍRITOS TAMBÉM, AI É CÉU OU INFERNO .. NÃO TEM MAIS CORPO ... TOIMMM!!! .... 1. Realmente, o corpo do cristão é considerado como o templo e morada do Espírito Santo. Todavia, é imperioso colocar, que isso acontece enquanto o cristão está vivo. O Espírito Santo não faz morada em cadáver. Também cadáver não é e nunca foi considerado templo do Espírito Santo.

Deus proibiu queimar crianças como sacrifício ao deus Moloque (Lev.18.21). ... VIVAS EM SACRIFÍCIO .. DEPOIS DE MORTO SEU CORPO NÃO É MAIS NADA ... NÃO SE ENGANE ... SEJA EM VIDA ALGUÉM QUE VALE A PENA, PORQUE DEPOIS OU É ETERNIDADE AO LADO DE DEUS OU AO LADO DO diabo ... NÃO FIQUEM CEGOS A RELIGIOSIDADE E COSTUMES!!! 2. A cremação não impede a ressurreição. Também não impede o arrebatamento. Afirmar esse impedimento será desconsiderar o poder de Deus. A Bíblia diz que a terra, o mar, o fogo deverão devolver os corpos que destruiram. É determinação de Deus. 


QUE IRONIA!!!! SERÁ QUE vão ler PARA ENTENDER??? OU o objetivo é QUESTIONAR QUESTÕES DE DEUS, SEM ESTUDA-LAS?? Assim COMO DEVEMOS SER IGUAIS OS ... Bereanos ...  

Diz o texto:


E logo, durante a noite, os irmãos enviaram Paulo e Silas para Beréia; ali chegados, dirigiram-se à sinagoga dos judeus. 11 Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim12 Com isso, muitos deles creram, mulheres gregas de alta posição e não poucos homens. 13 Mas, logo que os judeus de Tessalônica souberam que a palavra de Deus era anunciada por Paulo também em Beréia, foram lá excitar e perturbar o povo. 14 Então, os irmãos promoveram, sem detença, a partida de Paulo para os lados do mar. Porém Silas e Timóteo continuaram ali”.   Atos 17:10-14.



Deus sepultou o corpo de Moisés (Deut. 34:5-6)

Para entendermos melhor esta questão, temos que começar por uma passagem bíblica que está em Números 20. 7-12 - veja abaixo:

Moisés fere a rocha
E o Senhor falou a Moisés dizendo: Toma a vara, e ajunta a congregação, tu e Arão, teu irmão, e falai à rocha, perante os seus olhos, e dará a sua água; assim lhes tirarás água da rocha, e darás a beber à congregação e aos seus animais. Então Moisés tomou a vara de diante do Senhor, como lhe tinha ordenado. E Moisés e Arão reuniram a congregação diante da rocha, e Moisés disse-lhes: Ouvi agora, rebeldes, porventura tiraremos água desta rocha para vós? Então Moisés levantou a sua mão, e feriu a rocha duas vezes com a sua vara, e saiu muita água; e bebeu a congregação e os seus animais. E o Senhor disse a Moisés e a Arão: Porquanto não crestes em mim, para me santificardes diante dos filhos de Israel, por isso vocês não introduzireis esta congregação na terra que lhes tenho dado.

A passagem acima relata que Deus havia pedido a Moisés que falasse a rocha, e não ferisse a rocha. Por causa da desobediência, Deus proibiu Moisés de conduzir o seu povo a entrar na terra prometida.

Moisés já estava com a idade avançada. Mesmo a bíblia relatando que Moisés tinha uma boa visão e gozava de uma certa saúde, Deus sabia que, seria um fardo para Moisés com cento e vinte anos continuar governando aquele povo cheio de problemas em uma terra em que eles haveriam de conquistar, travando outras batalhas. Por isso Deus encerrou a carreira de Moisés, e passou a liderança a Josué.

Acima, esta o princípio desta proibição, com relação a Moisés de entrar na terra prometida. Veremos agora, se ele morreu ou foi levado em vida para o céu, como Enoque e Elias. Veja a passagem bíblica abaixo:

Deuteronômio 34. 1-8 - Moisés vê a terra prometida mas não entra nela.
Então subiu Moisés das campinas de Moabe ao monte Nebo, ao cume de Pisga, que está em frente a Jericó e o Senhor mostrou-lhe toda a terra desde Gileade até Dã; e todo Naftali, e a terra de Efraim, e Manassés e toda a terra de Judá, até ao mar ocidental; e o sul, e a campina do vale de Jericó, a cidade das palmeiras, até Zoar. E disse-lhe o Senhor: Esta é a terra que jurei a Abraão, Isaque, e Jacó, dizendo: À tua descendência a darei; eu te faço vê-la com os teus olhos, porém lá não passarás. Assim morreu ali Moisés, servo do Senhor, na terra de Moabe, conforme a palavra do Senhor. E o sepultou num vale, na terra de Moabe, em frente de Bete-Peor; e ninguém soube até hoje o lugar da sua sepultura. Era Moisés da idade de cento e vinte anos quando morreu; os seus olhos nunca se escureceram, nem perdeu o seu vigor. E os filhos de Israel prantearam a Moisés trinta dias, nas campinas de Moabe; e os dias do pranto no luto de Moisés se cumpriram.

Analisando a passagem bíblica acima, observamos que:

Primeiro: Moisés não poderia narrar este fato sendo que ele havia morrido? Veja a passagem em Deuteronômio 34. 5-6 "Assim morreu ali Moisés, servo do Senhor, na terra de Moabe, conforme a palavra do Senhor. E o sepultou num vale, na terra de Moabe, em frente de Bete-Peor; e ninguém soube até hoje o lugar da sua sepultura". Observem que: Moisés havia morrido. E como o povo ficou sabendo do local da sua morte. A pessoa que escreveu este acontecimento, deveria estar presente naquela localidade, e sabia perfeitamente a localização de Moisés, só não encontraram o corpo.

Segundo: O povo não havia entrado na terra prometida. Isto significa que eles ainda estavam estacionados na terra de Moabe aguardando a Moisés, que não havia retornado do monte Nebo.

Terceiro: Josué como o novo líder da nação, deve ter subido a montanha, a procura de Moisés, e não encontrou. Pergunta: O que você diria a seu povo numa situação dessas, se Deus ainda não havia se manifestado a respeito da morte de Moisés? Você só teria duas opções: Ou dizer que Moisés foi levado por Deus para o céu, como Enoque, ou o mais correto, que Ele havia morrido e Deus o sepultou naquelas terras, e eles não estavam encontrando o seu corpo. Imaginem Josué dizendo: Deus o levou para o céu; e logo após alguém encontrasse o corpo de Moisés? Josué ficaria numa situação complicada com o seu povo. A lógica mais correta era: Procuramos por Moisés, e não o encontramos, o Senhor Deus, deve telo levado e sepultado o seu corpo na terra de Moabe, em frente de Bete-Peor, mas não achamos o local da sua sepultura. Assim ficaria bem melhor para Josué, e tiraria um peso da sua consciência.

Quarto: Ao receber a informação de que Moisés havia morrido, o povo pranteou durante trinta dias nas campinas de Moabe.Deuteronômio 34. 8 "E os filhos de Israel prantearam a Moisés trinta dias, nas campinas de Moabe; e os dias do pranto no luto de Moisés se cumpriram". Neste texto observamos que: O povo ainda estava acampado nas campinas de Moabe, quando receberam a informação de que Moisés havia morrido.

Quinto: Após o desaparecimento de Moisés, Josué precisava preencher o final deste capítulo do livro de Deuteronômio. Com certeza, ele deve ter buscado muito a Deus antes de chegar a uma conclusão a respeito da morte de Moisés. Então, revelou Deus a Josué a respeito de Moisés Josué 1. 1-2: "Sucedeu depois da morte de Moisés, servo do Senhor, que o Senhor falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo: Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel". Deus claramente disse a Josué: Moisés, meu servo, é morto.

Sexto: Se Deus, indicasse o local da sepultura de Moisés, satanás teria instigando o povo a idolatrar seus ossos. Veja que interessante esta passagem bíblica: Judas 1. 9 "Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda". Satanás queria saber aonde estava o corpo de Moisés, porque ele não estava encontrando-o. Deus o escondeu, para evitar a idolatria. Um fato parecido com este, é o do tumulo de Davi que esta em Jerusalém Atos 2. 29. Seus ossos são reverenciados até hoje. Pergunto: Imaginem se fossem de Moisés.

Sétimo: Outro fato a se observar, é o da transfiguração de Cristo em Mateus 17. 1-9 "Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, seu irmão, e os conduziu em particular a um alto monte, e transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz. E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele. E Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, façamos aqui três tabernáculos, um para ti, um para Moisés, e um para Elias. E, estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu. E da nuvem saiu uma voz que dizia: Este é o meu amado Filho, em quem me comprazo; escutai-o. E os discípulos, ouvindo isto, caíram sobre os seus rostos, e tiveram grande medo. E, aproximando-se Jesus, tocou-lhes, e disse: Levantai-vos, e não tenhais medo. E, erguendo eles os olhos, ninguém viram senão unicamente a Jesus. E, descendo eles do monte, Jesus lhes ordenou, dizendo: A ninguém conteis a visão, até que o Filho do homem seja ressuscitado dentre os mortos".

Transfiguração: Significa, modificar a aparência.

Sobre a transfiguração de Cristo: Deus queria mostrar aos discípulos, de que Jesus era verdadeiramente seu filho, e que ele representava a lei (Moisés: representa o grupo dos santos que serão ressuscitados por ocasião da volta de Jesus) e os profetas (Elias: representa aqueles que não passarão pela morte).

Se notarmos nesta passagem, somente Jesus transfigurou-se, destacando-se de Moisés e Elias, tornando assim o centro das atenções.
Podemos usar a passagem de Romanos 3. 21-24, para entender-mos melhor a respeito da transfiguração de Cristo: "Manifestou-se agora a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas; Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus"

Sobre Moisés, se estava morto, e apareceu vivo na transfiguração, então Deus o ressuscitou, e o levou para o seu reino. Motivo pelo qual satanás não estava encontrando o corpo.

Qualquer tentativa de justificar a teoria da reencarnação, com base na transfiguração, está em direta oposição ao ensinamento bíblico em que esta ordenado ao homem morrer um só vez, vindo depois disso o juízo de Deus, Hebreus 9. 27. TAMBÉM PODEMOS NOTAR QUE A PALAVRA DE SEPULTOU, ENTERROU, MORREU, É QUE PODE SE DIZER PARTIU, INDEPENDENTEMENTE SE ENTERRADO, CREMADO, JOGADO NO MAR, S
epultado o corpo, ETC... 

--------------------------------------------------------------------------------

Jeremias 16:4 - Não ser enterrado era considerado um sinal de desgraça, algo reservado só para as pessoas mais desprezíveis ... aiaiaia viu ... Entendemos aqui que nosso DEUS altíssimo, não mais queria saber deste povo e pediu para os santos se afastarem ....  E os seus cadáveres servirão de mantimento para as aves do céu e para os animais da terra. Jeremias 16:4 ... "Não disse e seus cadáveres serão cremados" .... E não serão pranteados nem sepultados; Jeremias 16:4  .... "Disse não serão pranteados nem sepultados, a palavra prantear é que outros chorem por aqueles mortos, são pessoas que não merecem nosso zelo, e sepultados, não quer dizer que é especificamente enterrado, a palavra sepultado significa alguém ir lá e fazer algo com o corpo, sepultar, cremar, jogar no mar, etc.... não era para fazer nada com os corpos, eles iriam ficar lá jogados no mesmo local onde morreram... SERÁ DIFÍCIL, LER E ENTENDER .... 


Deus proibiu queimar crianças como sacrifício ao deus Moloque -  Levítico 18:21. E da tua descendência não darás nenhum para fazer passar pelo fogo perante Moloque; e não profanarás o nome de teu Deus. Eu sou o SENHOR. Entendemos aqui claramente, que não devemos fazer sacrifícios a outros deuses, logicamente que DEUS iria abominar tal crueldade, não confundam costumes, crueldade com pessoas vivas, com sepultamentos que podem ser enterrados, cremados, ou apenas colocados em grupas, CAVERNAS, onde não foram PARA DEBAIXO DA TERRA, foram sim num lugar limpo, sem ser fechados enterrados com terras, JESUS, não foi enterrado, não jogaram terra encima DELE!!!!!! PENSEM QUERIDOS!!!!! ONDE DIZ QUE JESUS FOI ENTERRADO, DEBAIXO DA TERRA, ONDE COLOCARAM ELE EM UM BURACO FUNDO E JOGARAM TERRA NELE!!!! .... Por fim entendam que sepultamento, é o nome que se dá ao qual maneira será feito ao corpo depois da morte!!!!! 

O Rei dos Moabitas foi punido por Deus por ter queimado os ossos do rei de Edom, até os tornar a cal. Assim diz o SENHOR: Por três transgressões de Moabe, e por quatro, não retirarei o castigo, porque queimou os ossos do rei de Edom, até os tornar a cal. Amós 2:1. Aqui entendemos claramente que os Moabitas (filhos de Ló, sobrinho de Abraão) transgrediram as leis de DEUS, o Rei dos Edom (nome dado a Esaú, "irmão de Jacó", bem como à nação descendente dele), então não é o ato do fogo que DEUS condena e sim a atitude de um povo de cometer sacrifícios a outros deuses** ... Quando o Rei Mesa (Moabita) se viu encurralado na cidade de Quir-Haresete, perdendo a batalha, ele, com 700 homens, tentou sem sucesso arremeter contra o rei de Edom. Por fim, tomou seu filho primogênito e o ""ofereceu como sacrifício queimado (queimou) sobre a muralha""  ""sacrificou o filho primogênito, este direito a ser REI, portanto REI de Edom"". Por este ou por outros motivos, “veio a haver grande indignação contra Israel”, e se abandonou o sítio. — 2Rs 3:26-27.   Moabe é mencionado entre os empedernidos inimigos do povo de Jeová. (Veja Is 11:14.) Condenado por vituperar Israel, e por orgulho e altivez, Moabe ficaria finalmente desolada como Sodoma. (Sof 2:8-11; veja também Je 48:29.) Já no fim do nono século AEC, Amós escreveu que Moabe sofreria calamidade por “queimar os ossos do rei de Edom para cal”. (Am 2:1-3) Ao passo que isso como significando que 2 Reis 3:26, 27, se refere à oferta em sacrifício feita pelo Rei Mesa, não de seu próprio filho, mas do primogênito do rei de Edom.

Como está em ... Josué 7:15 a cremação do corpo era símbolo de maldição. E será que aquele que for tomado com o anátema será queimado a fogo, ele e tudo quanto tiver; porquanto transgrediu a aliança do SENHOR, e fez uma loucura em Israel. .... Aqui não esta dizendo de CORPO, E SIM pessoas que perderam a salvação!!!!!! As SANTAS ESCRITURAS, quando quer usar a palavra MALDIÇÃO claramente, fala-se, MALDIÇÃO onde vemos em várias passagens, e aqui nesta passagem não, !!! ... Anátema (do latím anathema, e este do grego ΑνÜθεμα) significa etimológicamente oferenda, mas no seu uso principal indica o significado de maldição, no sentido de condenação a ser colocado de lado ou separado, cortado do seu ambiente como se corta um membro, de uma comunidade de crentes. Entretanto seu significado original indicava uma "oferenda" aos deuses gregos. E (Anátema) também pode referir-se a coisas oferecidas a Deus e também para referir-se a algo "fora de limites" ou "separado no uso comum ou ordinário"(não religioso).  Quando DEUS diz que o povo será QUEIMADO A FOGO, entendemos, não é fogo, fogo nosso, é o LAGO DO FOGO DO INFERNO, SEM SALVAÇÃO!!!!!!! Um povo pagã, oferendava a deuses!!!!! Porém sabemos que: E disse Josué: Por que nos perturbaste? O SENHOR te perturbará neste dia. E todo o Israel o apedrejou; e os queimaram a fogo depois de apedrejá-los. Josué 7:25 ... Aqui podemos ver que atearam fogo nele, "sim no corpo", mas, em nenhum momento as SANTAS ESCRITURAS menciona sepultamento que é o enterro, onde pode ser a morte do corpo, onde pode ser enterrado, colocado em GRUTA, ou cremado  .... ENTENDE!!!! Josué 7:15 diferente do entender, da perda da salvação por suas abominações ... porque o inferno é referido "um fogo ardente eterno"!!!!

Deus disse ao homem: “Tu és pó e ao pó te tornarás”.

Daqueles que foram sepultados há 50, 100, 200 ou 1000 anos atrás já não existe mais o seu pó. Isto não impedirá a ressurreição.

Entenda: Para Deus não importa se o homem morto se torne pó imediatamente após a sua morte, pela cremação, ou mais demoradamente por sua decomposição, pelo seu sepultamento. Ele se tornará pó e ao pó voltará, ainda que em forma de cinzas.

Imagine o corpo que se desfez totalmente por ter caído dentro de um tanque de ácido. Não há pó e isto não impedirá a sua ressurreição.

Para Deus tanto faz “criar“ como “ recriar”.

Deus não precisa ter diante d’Ele uma múmia para poder ressuscitá-la. Se apreciarmos o Poder de Deus veremos que é muito mais fácil recriar os corpos que se desfizeram e que deles nem mais pó existe, do que fazer o Universo. Ele fez o Universo.

Pode até ser que a cremação seja preferida pelos ateus. Isto não faz diferença. Tem muita coisa de que os ateus gostam que os cristãos também gostam. Por exemplo: gostar da mãe. Gostar de picanha.
Os ateus também se tornarão em pó; cremados ou não. E serão ressuscitados, acreditem ou não na ressurreição.




 Coríntios 15:42-44 fala de pessoas que forem sepultadas. A comparação com a semente é eloqüente. Contudo, é importante entender que mesmo aqueles que não forem ou não foram sepultados (inumados) haverão de ressurgir ressuscitados na volta de Jesus Cristo (parousia). A água, a terra, o fogo darão conta dos corpos que neles ficaram guardados após a morte. Os corpos que foram cremados ressurgirão ressuscitados como qualquer outro que tenha sido sepultado, naufragado, consumido pela decomposição ou por ácidos, ou incinerados em algum acidente. Não existe dificuldade para entender isto.

Paganismo é expressão usada para designar aqueles que não eram cristãos. O fato de que a cremação muitas vezes era praticada por quem não era cristão, não quer significar que ela fosse, ou seja, uma prática exclusiva dos pagãos. Há coisas que os pagãos fazem e que os cristãos também fazem, sem prejuízo de sua espiritualidade. Evidentemente não será porque um budista pesca que os cristãos não podem pescar. Não será porque um pagão comemora o aniversário de um filho que o cristão não pode fazer o mesmo. O argumento é pobre de conteúdo convincente.

Considerações finais

Feitas essas colocações direcionamos para uma conclusão, enfrentando a questão:

A cremação é admitida pela Bíblia Sagrada ou não? 

Na verdade a Bíblia não se ocupou desta questão. Ela não autoriza a cremação. Também não a condena. Não a proíbe expressamente.

O que se observa é que a cremação ou a inumação não distinguem os verdadeiros cristãos. Não são parâmetros para essa distinção, porque, como se disse, a Bíblia não autoriza, mas também não proíbe a cremação.

Não é só a respeito da cremação que a Bíblia não toma posição definida.

Sirva de exemplo o fato de que a Bíblia manda orar pelos doentes, mas não proíbe orar pelos sãos. A Bíblia manda perdoar 70 x 7, mas não proíbe perdoar 80 x 7. 

É preciso ler e entender, senão criaremos amarras, barreiras, obstáculos, colocando a Bíblia como responsável por isso.

Há uma preocupação, até compreensível, de saber se a cremação é incompatível com a qualidade de cristão. Penso que não.

Outra questão que entra em linha de consideração. Diz a Bíblia que se comer carne escandaliza o seu irmão, então não coma carne. (1 Coríntios 8.13). NÃO DEVEMOS LEVAR AO PÉ DA LETRA, E SIM SABER ENTENDER, E PEDIR DIREÇÃO AO ESPÍRITO, O QUE DEUS QUIS NOS ENSINAR COM TAIS PALAVRAS, ENTENDESTE!!!!!


Sem desmerecer os argumentos "ensinos" em desfavor da cremação, por alguns cristãos, até porque a questão é muito polêmica, especialmente porque a Bíblia Sagrada não traz orientação definida a esse respeito, ASSIM, tentei entender e passar os estudos que DEUS assim me colocou, porque temos os cristãos que aceitam e os que não aceitam, afinal porque dirá este ou aquele é o correto, porque uns podem achar que suas maneiras de estudar é melhor que a do outro com entendimento contrario??? Quem coloca no coração a verdade é o ESPÍRITO do SENHOR, se não se encontrar satisfeito com tais, muito oração para ELE revelar o que é ou não é.

Que o Espírito Santo nos socorra e não nos deixe errar. 

Para encerrar esta repetirei: 

-“Ninguém vai ganhar ou perder o céu por ter sido cremado.”

Este é o meu entendimento, salvo melhor juízo.

A PAZ DE CRISTO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu.

Eu.
Obrigada meu JESUS porque até aqui me sustentas-te e sei e creio e tenho a plena convicção que eternamente me sustentará, ALELUIAS, GLÓRIAS AO REI JESUS.

CAIXA DE PROMESSAS.

JESUS AMADO.



CHAT. CHAT. CLIQUE E VAMOS BATER UM PAPO. MELHOR OPÇÃO FLASH.